top of page

Loja mais interativa da Media Markt está em Leça da Palmeira


Um robot que o acompanha nas compras, um catálogo de produtos apresentados em tamanho real, a possibilidade de controlar a playlist de uma loja e uma cidade virtual pintada e desenhada pelo talento das crianças, parece-lhe impossível?

O Notícias Matosinhos marcou presença na apresentação da loja mais digitalizada e experiencial da Media Markt em Portugal que promete não deixar ninguém indiferente perante os 2600 m2 de pura tecnologia.

Foi Leça da Palmeira, o local escolhido para a abertura daquela que seria a loja pioneira na adoção de um novo modelo operacional que colocaria o cliente no centro de todos os seus movimentos.

Chegados ao local é visível, de imediato, a zona Stop&Go que permite a recolha das compras de forma rápida e sem sair do veículo. O que não é propriamente uma novidade deslumbrante. Mas é apenas o inicio da evolução que a loja apresenta.

Ao entrar na loja é a Liliana que recebe os jornalistas. É uma das 90 pessoas empregadas na loja de Leça da Palmeira e a que permanecerá nesta função durante uma hora e meia até trocar com outro colega de modo a que todos os clientes sejam recebidos por um funcionário à entrada e que lhes sejam indicadas as áreas a que querem ir.

Ao seu lado esquerdo encontra-se João que inicia a apresentação da grande novidade da loja: o robot WiiGo. Desenvolvido pela startup tecnológica matosinhense “Follow Inspiration”, este robot é um carrinho de assistência a pessoas com mobilidade reduzida que acompanha e ajuda a efetuar as compras das mesmas.

Ao olharmos para os produtos dificilmente ficamos indiferentes aos preços. Não pelo valor, mas sim pela aparência: as etiquetas são digitais o que permite que os preços sejam alterados na central e automaticamente atualizados na loja.

Manuel Coimbra, Diretor Regional da Media Markt em Portugal, afirmou que esta inovação garante que os “preços sejam sempre atualizados e competitivos”, permitindo que “a equipa de loja possa dedicar-se exclusivamente aos clientes em vez de estar a alterar manualmente os preços de todos os produtos”.

Foi ainda adiantado que em breve será implementado um novo sistema de fidelização do cliente, que o avisa sobre as ofertas disponíveis quando visita a loja através de mensagens personalizadas.

Regressando à visita, o gerente da Media Markt Matosinhos, Filipe Fernandes, informa desde logo que a loja se encontra dividida em quatro áreas: Áudio, Mobile & Outdoor, Home & Personal Care e House Teck, todas estas reforçadas por zonas de experiências.

É Tiago que nos apresenta a primeira área com um jogo de realidade virtual em que ao usar uns óculos próprios e um comando, podemos, em tempo real, entrar numa competição de basquete e fazer o nosso melhor lançamento.

Mas algo a que não estamos acostumados é prestar atenção às músicas que estão a tocar na loja. E também aqui, a Media Markt marca a diferença dando a possibilidade aos clientes de selecionar as músicas que pretendem ouvir durante o tempo em que estão a fazer compras. A lista com os títulos é atualizada e informa o cliente a que horas passará a música escolhida. Mas não se preocupe, mesmo que não hajam faixas selecionadas, o sistema reproduz automaticamente.

Damos poucos passos e encontramos Fábio a dar um workshop de como organizar fotografias no Mac Book. Este não é único. Haverá vários workshops gratuitos para clientes como iniciação a fotografia, cozinha, smartv, robótica, informática, entre outros. Para este projeto, que é pioneiro nesta loja, os interessados podem inscrever-se na mesma ou através da linha de call center.

Há quem prefira deixar as crianças numa zona própria para as entreter enquanto realizam as compras. A Media Markt em Leça não só criou uma dessas áreas como também a virtualizou. Existe uma mesa e vários desenhos simples para serem pintados. Os mais novos podem pintar e digitalizar para que os seus autocarros, lojas, aviões, etc, apareçam na cidade virtual apresentada em movimento no ecrã exposto ao lado.

Uma das maiores novidades do novo espaço, é-nos apresentada pelo André: a personalização de todos os equipamentos, em parceria com a HP, que o cliente desejar desde que tenham uma superfície plana de 50x30, como telemóveis, consolas, capas, telas, eletrodomésticos, powerbanks, porta-chaves, entre outros objetos. Em produtos mais pequenos, o processo total demora 10 a 15 minutos, sendo que frigoríficos, máquinas de lavar e outros grandes eletrodomésticos podem levar a 1 hora e 15 minutos.

Se há tanta interação entre a loja e o cliente, seria impossível não falarmos em redes sociais e selfies. Espalhadas por todo o espaço podemos encontrar as social walls, que transmitem as selfies tiradas na loja e publicações feitas nas redes sociais, e os vídeo walls que transmitem informações sobre os produtos em loja.

Acaba a visita com a apresentação da Raquel acerca do catálogo virtual. Só existem três no mundo inteiro e um deles está presente na Media Markt em Leça da Palmeira. É um catálogo que permite ver todos os artigos de várias marcas em tamanho real. Se na escolha de um eletrodoméstico sente a dificuldade em ver o tamanho, os fios por de trás do mesmo, o interior ou até se ficaria bem no seu ambiente em casa, com este catálogo é possível selecionar o ambiente, ver o produto em 360º tendo ainda a opção de galeria e descrição sobre o artigo.

“A Media Markt Matosinhos abriu as portas à mudança. O objetivo é reformular todos os estabelecimentos da Media Markt em Portugal de modo a adaptá-los ao novo modelo”, explica Manuel Coimbra, Diretor Regional da Media Markt em Portugal. “Com este projeto, a Media Markt aposta fortemente no mercado português, onde vê grandes possibilidades de crescimento”.


ESTE ESPAÇO PODE SER SEU

 

229 999 310

NOTÍCIAS

bottom of page