top of page

Conselho Consultivo Sénior procura representantes da população


Imagem: CMM

Recentemente instituído pelo executivo municipal, o Conselho Consultivo Sénior de Matosinhos vai começar a funcionar nas próximas semanas e vai, por isso, receber candidaturas para ocupar os quatro lugares que deverão ser ocupados por cidadãos sem vínculo institucional, representantes da população idosa de cada uma das uniões de freguesia do concelho. A inscrição deverá ser feita na Loja do Munícipe entre os dias 11 e 14 de setembro, obedecendo a seleção à ordem de entrada da candidatura.

Para 6 de setembro está também marcada uma primeira reunião com as IPSS e as universidades seniores de Matosinhos, durante a qual deverão ser eleitos os sete representantes daquelas instituições no Conselho Consultivo Sénior. Para além dos representantes dos cidadãos e das instituições que lidam de mais perto com a realidade da terceira idade, o Conselho Consultivo Sénior de Matosinhos integrará ainda dois elementos que desenvolvam ou tenham desenvolvido atividade científica na área da gerontologia ou das ciências sociais. No total, este órgão contará com 13 elementos com mais de 55 anos.

O Conselho Consultivo Sénior, recorde-se, pretende melhorar a resposta municipal a uma faixa da população que representa já 16,5% dos residentes em Matosinhos, correspondendo a cerca de 29 mil pessoas com 65 ou mais anos. O órgão tem como objetivo assumir-se como espaço privilegiado de participação e debate, visando influenciar a tomada de decisão política no sentido garantir a plena integração cívica e social dos munícipes mais velhos, assegurando a sua participação na vida da comunidade e um mais fácil acesso a serviços de saúde e de apoio social.

Com vocação consultiva, o Conselho Consultivo Sénior procurará contribuir para a promoção do envelhecimento ativo, articulando as diversas instituições com responsabilidade na matéria (IPSS, autarquias locais e empresas municipais, Segurança Social, entidades da área da saúde e forças de segurança). A Câmara Municipal de Matosinhos disponibilizará os meios logísticos e técnicos necessário ao funcionamento deste órgão.

Matosinhos, recorde-se, integra a Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. O Município tem vindo, por isso, a mobilizar as instituições e os cidadãos para a construção de uma comunidade mais inclusiva e amiga das famílias e das gerações, tendo levado a cabo, no ano passado, um inquérito alargado à população idosa do concelho, destinado a auscultar as suas principais necessidades e preocupações.


ESTE ESPAÇO PODE SER SEU

 

229 999 310

NOTÍCIAS

bottom of page