Matosinhos recorda Irmãos Passos e a Revolta Setembrista
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Fundação Passos Canavarro promovem, amanhã e sábado, o colóquio: “Os Irmãos Passos: da Política ao Poder Local – Os 180 Anos das Reformas Administrativas de 1836”.
Este colóquio tem como objetivo assinalar a passagem dos 180 anos da Revolução de Setembro, as subsequentes transformações políticas, administrativas, sociais e culturais sob a influência dos irmãos Passos, os matosinhenses Passos Manuel e José da Silva Passos.
“Embora de curta duração, o governo saído da revolta setembrista, e liderado por Passos Manuel, produziu um trabalho legislativo intenso e decisivo para o futuro do país. Tendo lançado das bases do sistema público de ensino, incrementado o ensino técnico, criado a Academia de Belas Artes e as escolas médico-cirúrgicas do Porto e de Lisboa, e nomeado Almeida Garrett para a criação do Teatro Nacional de Lisbo, o Setembrismo foi ainda responsável pelo primeiro código administrativo português, que plasmou alguns dos princípios fundamentais do atual mapa administrativo do país”, lê-se no comunicado emitido pela Câmara Municipal de Matosinhos.
A iniciativa, que inclui comunicações de académicos portugueses e espanhóis, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, na cerimónia de abertura, amanhã, pelas 11 horas.